Contato

  • E-mail: blogassuntomotor@yahoo.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ninguém segura o alemão

Acredito que não seja novidade para ninguém uma hegemonia tão forte de um alemão na principal categoria do automobilismo. No início dos anos 2000 vimos Michael Schumacher dominar nada mais que 5 temporadas seguidas, do início ao fim, além das outras duas que conquistou na metade dos anos 1990. Desta vez, um outro alemão, já campeão, vem dominando a Fórmula 1. Seu nome é Sebastian Vettel.

Está certo que, não fosse a equipe e o projetista do carro, talvez o alemão da Red Bull Racing não estivesse na mesma situação. Sebastian Vettel, campeão do ano passado, já venceu 3 das 4 corridas disputadas este ano. Na única que não conseguiu o lugar mais alto do pódio, chegou na segunda posição. Dos 100 pontos disputados, ele conseguiu 93. Isso tudo apenas aos 23 anos de idade e na quarta temporada como piloto titular.

Ontem, no Grande Prêmio da Turquia, não teve adversário algum que ameaçasse o domínio de Vettel e a briga se concentrou apenas a partir do segundo colocado. Lewis Hamilton, que largou na 4ª posição, cometeu um erro na primeira volta e caiu bastante, tendo que recuperar posições (e recuperou), inclusive travando um lindo duelo na pista contra seu companheiro, Jenson Button.

Na frente, enquanto Sebastian Vettel seguia em direção à vitória, Mark Webber e Fernando Alonso brigavam pela 2ª colocação, na pista, porque nos boxes a Ferrari foi muito mal, às vezes 2 ou 3 segundos mais lenta que a Red Bull, o que prejudicou Felipe Massa, que teve um bom desempenho (embora tenha errado num momento da corrida), mas não conseguiu marcar pontos. Mark Webber conseguiu tomar a posição de Alonso, consolidando a dobradinha da equipe austríaca.

O outro brasileiro da prova, Rubens Barrichello, andou em determinados momentos da corrida entre os 10 primeiros colocados, competindo contra pilotos como Michael Schumacher, da Mercedes, e os dois da Renault Lotus: Nick Heidfeld e Vitaly Petrov. O brasileiro da Williams arriscou 3 pit stops, risco esse que gerou um desgaste excessivo nos pneus Pirelli, chegando apenas na 15ª posição. Mas é bom destacar os dois momentos em que Barrichello duelou com seu principal carrasco, o heptacampeão mundial Michael Schumacher. Duelou não, deixou o alemão no chinelo, para ser franco, o que já vem sendo um grande passatempo do brasileiro desde o GP da Hungria do ano passado.

Para falar a verdade, na minha opinião, esta é mais uma temporada nas mãos de Sebastian Vettel. Para isso, continuaremos a acompanhar o resto do ano. Pode ser que eu esteja errado, e tomara que esteja mesmo, para o bem da categoria e para o bom amadurecimento deste piloto.

Confira a Classificação Final do Grande Prêmio da Turquia:

1º-Sebastian Vettel-ALE/Red Bull Renault-1:30:17.558
2º-Mark Webber-AUS/Red Bull Renault-+8.8s
3º-Fernando Alonso-ESP/Ferrari-+10.0s
4º-Lewis Hamilton-GBR/McLaren Mercedes-+40.2s
5º-Nico Rosberg-ALE/Mercedes-+47.5s
6º-Jenson Button-GBR/McLaren Mercedes-+59.4s
7º-Nick Heidfeld-ALE/Renault Lotus-+60.8s
8º-Vitaly Petrov-RUS/Renault Lotus-+68.1s
9º-Sebastien Buemi-SUI/Toro Rosso Ferrari-+69.3s
10º-Kamui Kobayashi-JAP/Sauber Ferrari-+78.0s
11º-Felipe Massa-BRA/Ferrari-+79.8s
12º-Michael Schumacher-ALE/Mercedes-+85.4s
13º-Adrian Sutil-ALE/Force India Mercedes-+1 volta
14º-Sergio Perez-MEX/Sauber Ferrari-+1 volta
15º-Rubens Barrichello-BRA/Williams Cosworth-+1 volta
16º-Jaime Alguersuari-ESP/Toro Rosso Ferrari-+1 volta
17º-Pastor Maldonado-VEN/Williams Cosworth-+1 volta
18º-Jarno Trulli-ITA/Lotus Renault-+1 volta
19º-Heikki Kovalainen-FIN/Lotus Renault-+2 voltas
20º-Jerome d'Ambrosio-BEL/Marussia Virgin Cosworth-2 voltas
21º-Narain Karthikeyan-IND/HRT Cosworth-+3 voltas
22º-Vitantonio Liuzzi-ITA/HRT Cosworth-+5 voltas
Ret-Paul di Resta-ESC/Force India Mercedes-abandono
NL-Timo Glock-ALE/Marussia Virgin Cosworth-não largou (caixa de câmbio)

Imagem (SRZD): Sebastian Vettel foi proibido de beber champanhe na comemoração da vitória, porque, segundo a nova lei turca, menores de 24 anos são proibidos de ingerir bebidas alcoólicas. Vettel tem 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário