Contato

  • E-mail: blogassuntomotor@yahoo.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Do principado à vitória

A segunda corrida da primeira etapa da temporada 2011 de GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, foi vencida pelo piloto monegasco Stefano Coletti, da Trident Racing, que executou seu trabalho de forma brilhante. A poucas voltas do fim ocorreu um forte acidente envolvendo Julián Leal, da equipe Rapax e Davide Rigon, da Coloni.

Na primeira corrida o franco-suíço Romain Grosjean havia vencido, largando, portanto, na segunda corrida, na 8ª posição, devido à regra da inversão do grid da segunda bateria em relação à classificação final da primeira. No início da corrida, o piloto em questão atingiu o francês Jules Bianchi, da Lotus ART, prejudicando a corrida deste, que conseguiu um 7º lugar. Com o choque, Grosjean avariou o spoiler dianteiro e caiu para a última posição, mas conseguiu uma boa recuperação, fazendo a volta mais rápida da corrida, mas chegando apenas em 10º.

O vencedor, Stefano Coletti, alcançou a primeira colocação a 18 voltas do final da corrida, ultrapassando Dani Clos, que aparentemente teve alto desgaste dos pneus. Coletti abriu uma ótima vantagem para os adversários e manteve-se na primeira posição até a entrada do Safety Car (devido ao acidente descrito abaixo), que só saiu da pista faltando uma volta para o fim. Na última volta, Coletti cometeu um erro ao sofrer uma tentativa de ultrapassagem de Sam Bird, na curva 12, mas o britânico não conseguiu consolidar a manobra.

O único brasileiro na categoria, Luiz Razia, largou na 3ª posição, mas teve um alto desgaste dos pneus, chegando apenas na 18ª posição. A equipe de Razia, o novato Team Air Asia, precisará se adequar melhor aos novos pneus Pirelli. No fim da corrida, um forte acidente ocorreu entre Julián Leal e Davide Rigon, que se chocaram na reta, a 4 voltas do fim, devido a um erro de cálculo de Leal no momento da ultrapassagem que tentava executar para cima do italiano, que teve múltiplas fraturas nas pernas e teve que colocar 21 pinos numa cirurgia bem sucedida na manhã desta segunda-feira. Não há previsões de retorno do piloto.

O principado de Mônaco, embora tenha uma das provas mais tradicionais do automobilismo, nas ruas de sua capital, Monte Carlo, não tem grande tradição na formação de pilotos. Stefano Coletti, 3º colocado na tabela da temporada, tem um grande futuro pela frente, para o bem do automobilismo de seu país.

Confira a Classificação Final de todos eventos do fim de semana na Turquia, no site oficial da GP2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário