Contato

  • E-mail: blogassuntomotor@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mudanças na Fórmula 1: polêmica e meio ambiente

Foram aprovadas hoje pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo algumas alterações para as próximas temporadas da Fórmula 1. Entre as principais alterações está a liberação das ordens de equipe em 2011, que foram proibidas após a polêmica do Grande Prêmio da Áustria de 2002, mas que voltaram à tona na corrida da Alemanha de 2010.

A FIA aprovou, além das ordens, a volta dos motores turbo quatro cilindros, de 1,6L, que aumentam em até 50% a eficiência do consumo de combustível. Os motores "ecológicos" começarão a ser utilizados apenas em 2013. A categoria também visa liberar o uso de biocombustíveis a partir de 2012 e a comunicação dos pilotos com suas equipes via rádio será liberada integralmente para as transmissões de TV.

Já para 2011, os pilotos terão a possibilidade de ajustar a asa traseira de dentro do cockpit, para facilitar ultrapassagens, além do aumento de corridas feitas com a mesma unidade de câmbio, de quatro para cinco durante a temporada. Outra mudança é a autorização ao diretor de prova, que, em caso de entrada do Safety Car, poderá fechar o pitlane.

Para não terminar sem levantar polêmica sobre as ordens de equipe, é provável que muitos fãs da Fórmula 1 vejam com maus olhos a decisão da FIA de permiti-las. Eu particularmente sou contra, mas o problema não são as ordens, elas podem acontecer, mas as equipes vão ter de saber o momento de utilizá-las para não mancharem a imagem do esporte.

Imagem(AFP): Fernando Alonso comemora com Felipe Massa a vitória do GP da Alemanha de 2010, após o brasileiro ceder a posição a seu companheiro de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário