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segunda-feira, 26 de julho de 2010

O bom funcionário

Passaram-se oito anos desde o GP da Áustria de 2002 em que Rubens Barrichello deu passagem para seu então companheiro de equipe, Michael Schumacher, por ordem do staff técnico da Ferrari. Mas o GP da Alemanha que aconteceu ontem (domingo) foi, em alguns aspectos, semelhante ao ocorrido no circuito de A1-Ring.

Na largada o piloto da Red Bull, Sebastian Vettel, que largou da pole position, preocupou-se em defender-se de Fernando Alonso, sem reparar que o companheiro de equipe do espanhol atacava pela linha de fora. Logo, Felipe Massa conseguiu fazer a primeira curva na primeira posição, com Alonso em segundo. Após a parada para troca de pneus, as primeiras posições da corrida não se modificaram. Fernando Alonso tentou atacar Felipe Massa, mas foi fechado e, em seguida, falou pelo rádio: "Isso é ridículo", se referindo ao fato de estar à frente no Campeonato de Pilotos e não poder ultrapassar o companheiro.

Essa pressão do piloto espanhol, acostumado em ser o primeiro piloto quando esteve na Renault, fez com que Rob Smedley, engenheiro da Ferrari, dissesse a Felipe, na volta 48, pausadamente, pelo rádio: "Fernando (Alonso) é mais rápido que você. Você confirma se compreendeu a mensagem?" Uma mensagem codificada que uma volta depois fez todos nós, fãs da Fórmula 1, de trouxas. Felipe Massa fez aquilo que Rubens Barrichello havia feito em 2002 - quase parou na pista e deixou Alonso passar. Assim terminou o Grande Prêmio da Alemanha de 2010, com Fernando Alonso vencedor e Felipe Massa, funcionário do mês.

Depois da corrida a escuderia italiana foi chamada à torre de controle para conversar com os comissários de corrida e foi obrigada a pagar o equivalente a 180 mil reais, que é o máximo que uma equipe pode pagar de multa em uma corrida de Fórmula 1. Saiu barato, mas o caso vai a julgamento pela FIA em 10 de Setembro e os pilotos da equipe vermelha podem ser excluídos do resultado final da corrida deste dia 25 de Julho. Se a Federação Internacional do Automobilismo quiser recuperar a credibilidade dos fãs do automobilismo, terá que agir de forma rígida com a equipe de Maranello.

Veja a classificação final aqui.

Imagem (GloboEsporte.com): Momentos antes da "ultra"passagem de Fernando Alonso.

2 comentários:

  1. Nos torcemos, comemoramos ou lamentamos por pilotos e nao por equipes, ate mesmo por isso q existe a pontuacao para construtores. Ordem como essa tira o encanto pela F1 dando espaço ao desgosto. Depois desse (infeliz) gp, com certeza o numero de espectadores sera bem menor... Hoje descobrimos que nao torcemos pra pilotos, nem pra equipe... Hoje torcemos pela ordem q será dada.

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  2. Pois é, Chico. Pelo twitter recebi mensagens de pessoas dizendo que agora só acompanharão o resultado das corridas, pela internet. É triste isso. Tomara que a FIA tome as providências que todos esperamos.

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