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domingo, 12 de julho de 2009

Grande Prêmio da Alemanha - 12/07

Os quatro primeiros colocados do Grid de Largada eram exatamente os quatro primeiros do Campeonato de Pilotos da Fórmula 1, só que com diferenças de posições. Mark Webber largava na Pole Position, Rubens Barrichello acompanhava-o na segunda colocação. Na segunda fila largavam em posições respectivas Jenson Button e Sebastian Vettel. Quando as luzes se apagaram os carros partiram e Rubens Barrichello tentou tomar a ponta. Numa tentativa de defesa, Webber lança seu carro de encontro, lateralmente, ao do piloto da Brawn GP. Sorte a de Rubens que em nada é influenciado por isto. Nesta mesma largada Lewis Hamilton da McLaren, numa demonstração de habilidade pula da 5ª para a 2ª colocação, mas ao fazer a curva 1 espalha demais o carro e sai da pista, furando um dos pneus traseiros e tendo de parar nos boxes, ficando na última posição.

Lá na frente Rubinho Barrichello tentava segurar Mark Webber, ora abria alguns segundos de vantagem, ora era pressionado cada vez mais. De fato, numa estranha demora para punir Webber pelo incidente na largada, a direção de prova decide que o piloto da RBR devia fazer um drive through (passagem de 10 segundos pelos boxes) à 3 voltas da parada de Barrichello. Pois bem, o piloto da Brawn entra para sua primeira parada de reabastecimento e troca de pneus e Webber, por sua vez, cumpre sua punição simultaneamente. Sim, quem sai dos boxes em primeiro é Webber, mas após sua verdadeira parada de rabastecimento, Felipe Massa, em uma participação explêndida, assume a ponta e com ele, Rubens Barrichello vinha em segundo. O tempo perdido atrás da Ferrari nº 3 custou caro para Rubinho que tinha uma estratégia de 3 paradas nos boxes.
Na parada de Felipe Massa, Rubens Barrichello reassume a liderança da prova, trazendo com ele a marcante presença da Force India do alemão Adrian Sutil, em 2º, e a Williams do também alemão Nico Rosberg que largou em 15º, em 3º. Tudo bem até aí, mas enquanto Rubinho tentava distanciar-se mais ainda de Mark Webber que, após a parada dos dois alemães, vinha em segundo lugar. A segunda parada de Rubinho é extremamente tumultuada, quando o mecânico se complica com a mangueira de abastecimento, deixando o piloto parado por mais de 11 segundos. Todos pensavam que Ross Brawn, o chefão da equipe, iria mudar a estratégia de três paradas para duas, até o próprio piloto, representado neste diálogo com o engenheiro: "Mudaram minha estratégia?", diz o piloto. "Não, houve um problema no reabastecimento.", vem a decepcionante resposta. E ali estava Rubens Barrichello em 5º lugar.
Já não bastava a péssima posição, uma a frente de seu maior rival e companheiro, Jenson Button, o brasileiro ainda é induzido a parar antes, terminando na 6ª posição.
Final da história: a 100ª vitória brasileira não foi desta vez. Quem se deu bem foi Felipe Massa, que lutou para conseguir o primeiro pódio do ano em 3º lugar; Mark Webber, que venceu pela primeira vez em 11 anos de participação na Fórmula 1; e a Austrália que não tinha uma vitória desde 1981, com Alan Jones.
Veja o resultado final e oficial da corrida em http://www.formula1.com/results/season/2009/814/
Imagem: Google Images

Um comentário:

  1. Como o Galvão Bueno não sabe o que fala, né.
    Metido a sabido, rsrsrsrs, palhaço..............

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